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Como anda o planejamento da sua marca para 2023? Será que o posicionamento da sua marca precisa passar por uma atualização para se conectar aos desafios desse novo ano?
Hoje vamos falar sobre Rebranding: o que é? Como funciona? Quais os benefícios? Como saber se é o momento para passar por um processo de Rebranding?
Vem com a gente que vamos te explicar tudo sobre esse processo, que pode ser a virada de chave que a sua marca precisa para 2023!
Antes de mais nada: o que é Rebranding?
Rebranding nada mais é do que o processo estratégico de reposicionamento de uma marca. Nele, todos os elementos que compõem a plataforma de marca (como por exemplo a sua identidade verbal e visual) são ponderados e adaptados com o objetivo de reposicionar uma marca já consolidada no mercado e conhecida pelo público.
A partir desse processo, trabalhamos a construção de um novo posicionamento de marca para que ela possa performar de acordo com as suas necessidades, tornando-se um verdadeiro ativo para o negócio. A partir dessa mudança, é possível desenvolver novas percepções dos consumidores em relação à marca, percepções cada vez mais assertivas e conectadas com a essência e momento do negócio.
E como funciona um processo de Rebranding?
O Rebranding começa com um diagnóstico da marca. Basicamente, se trata de uma análise do cenário atual. Esse é o momento em que compreendemos a essência da marca e examinamos o seu posicionamento, passando por todos os elementos da sua plataforma.
Aqui na Essence, começamos por um mergulho profundo na marca. Conhecemos a sua cultura, história, equipes e lideranças a fim de capturar a essência do negócio e compreender o que está no coração da sua atuação: seu propósito, crenças e valores. Então, analisamos sua narrativa e suas interações: com quem aquela marca está conversando, de que forma ela se comunica, quais atributos são frequentemente associados a ela.
Feito o diagnóstico, é o momento de identificarmos as necessidades da marca. Aqui, analisamos questões estruturais e de desempenho do negócio, a fim de entendermos os objetivos do Rebranding. Assim podemos identificar se existe a necessidade de um Rebranding total ou se apenas alguns elementos de marca precisarão passar por um processo de atualização (Rebranding parcial).
A última etapa consiste em desenhar a nova estratégia, alinhando a identidade, narrativa e interações da marca ao seu novo momento, bem como aos seus objetivos e necessidades.
Depois de todo este processo, a marca está pronta para implementar a estratégia e se posicionar no mercado com mais segurança dos seus objetivos.
Quais são os benefícios do Rebranding?
Quando feito no momento certo e gerido de forma estratégica, o Rebranding pode trazer diversos benefícios para a marca.
Alguns deles são:
- Conectar a marca às demandas do mercado e do consumidor contemporâneo;
- Aumento de vantagens competitivas/diferenciação no mercado;
- Geração de valor para a marca;
- Associações de marca mais positivas;
- Alcance de um novo público-alvo ou inserção em um novo mercado;
- Inovação e evolução da marca, junto com o reconhecimento como uma marca moderna e atual.
Mas talvez você ainda esteja se perguntando… como saber se a minha marca precisa de um Rebranding para 2023?
Passar por um processo de Rebranding é uma decisão estratégica. Sabendo disso, a Essence Branding preparou um material exclusivo em parceria com Thomas Eckschmidt, cofundador e CEO da Conscious Business Journey e um dos cofundadores do movimento Capitalismo Consciente no Brasil, para te ajudar a descobrir se está na hora de atualizar a sua marca! Responda ao questionário e descubra!
Por fim: não tenha medo do Rebranding, ele pode ser um grande aliado do seu negócio.
Nós sabemos que existem muitos mitos em torno do processo de Rebranding. Ainda há quem acredite, por exemplo, que se uma marca tem história ou já está consolidada no mercado, não poderia ou deveria ser atualizada.
Acontece que, se gerido de forma estratégica, o processo de Rebranding pode ser exatamente a virada de chave que um negócio precisa para construir conexões mais fortes com o seu público ou se posicionar de forma mais assertiva no mercado.
Também entendemos que podem existir conexões emocionais com a marca, tanto por parte dos líderes e colaboradores, quanto por parte de outros stakeholders, o que pode incorrer em certa resistência para aceitar uma marca nova. Contudo, quando se deseja construir uma nova percepção de marca, uma atualização é sempre bem-vinda! Devemos lembrar aqui que a essência do negócio permanece a mesma, mas a marca passará a se apresentar para o público de forma renovada e mais assertiva.
Grandes marcas como Havaianas, Apple e McDonalds, entre muitas outras, já passaram por esse processo e fortaleceram o seu posicionamento e a conexão com seus stakeholders. Não tenha medo de fazer o mesmo!
Se você chegou até aqui e identificou que é o momento de atualizar a sua marca para o ano de 2023, conte com a Essence Branding para te ajudar neste processo! Entre em contato conosco através do nosso site https://www.marcascomalma.com para saber mais sobre como construímos plataformas de marca que manifestam a singularidade de cada negócio, revelando o valor que ela gera para o mundo e produzindo resultados estratégicos.