fbpx
Blog
jun 13

Seu propósito e sua marca andam juntos

Olá, que bom te ver por aqui!

Nós sempre falamos de propósito. E se você já leu nossos últimos textos, com certeza sabe do que estamos falando. Se você é novo em nosso blog, seja super bem vindo e clique aqui para mergulhar em outros conteúdos.

Existe uma grande preocupação dos profissionais hoje com o cuidado com sua marca pessoal. Ao buscar “curso de branding pessoal” no Google, facilmente você encontrará diversas opções de cursos, estratégias, táticas e fórmulas de cuidar da sua marca pessoal.

Mas aqui na Essence, nós acreditamos que Branding Pessoal começa de dentro para fora. Pode parecer clichê, mas é necessário que sua marca e a gestão dela sejam verdadeiras e autênticas.

 

Resumindo, o Golden Circle é um diagrama que representa as diferentes camadas na comunicação de líderes e marcas. Enquanto alguns ficam resumidos ao “o quê”, o autor destaca que os grandes líderes e comunicadores que tornaram seus discursos memoráveis, foram muito além desta camada, focando no “porquê” faziam, falavam e queriam.

Quando falamos no propósito, estamos mergulhando neste porquê. Que pode ser o porquê você faz o que faz, o porquê sua marca existe.

Você sabe responder o porquê faz o que faz?

O mundo está em constante mudança

Você já ouviu que vivemos em um mundo VUCA? Esta é uma sigla em inglês muito utilizada por alguns palestrantes e teóricos para descrever o mundo contemporâneo.

Oriunda do vocabulário militar norte-americano, utilizada para descrever a volatilidade (volatility), a incerteza (uncertainty), a complexidade (complexity) e a ambiguidade (ambiguity) nos ambientes e situações.

Estão aí quatro palavras que descrevem tudo que estamos vivendo nos últimos anos. Você tem alguma dúvida que vivemos em mundo VUCA?

Diante deste cenário, estamos todos em mudança, inclusive nós como consumidores de algumas marcas.

E o Propósito de Marca tem sido percebido como elemento chave para que as marcas se destaquem e se relacionem de forma engajada e autêntica com seu público.

Mas vale lembrar que propósito não deve ser encarado como uma estratégia de marketing, mas como o porquê que motiva e move tudo que será feito para que o negócio vá além.

Nesse novo momento os consumidores buscam marcas com as quais possam se relacionar e se engajar. Atualmente, os consumidores levam em conta o ecossistema de ideais e valores das marcas para tomarem sua decisão de compra.

O que isso nos ensina quando pensamos em Branding Pessoal?

Como qualquer outra marca, você precisa gerar confiança, criar relacionamento, despertar amor pela sua marca. E isso só é possível com franqueza, verdade, sinceridade e honestidade.

Em uma era onde somos bombardeados diariamente por uma imensa quantidade de notícias, informações, marcas, campanhas publicitárias, fotos, textos, produtos, as que nos marcam e nos atraem são as se conectam, são as que transmitem verdade e humanidade.

Gerir sua marca de dentro para fora é, principalmente, ser verdadeiro com você. Nós, aqui da Essence, acreditamos que a sua marca é uma onda de reverberação que vem de dentro para fora.

A onda parte do seu eu, da sua essência. Ou seja, não se trata de procurar uma carreira, mas de entender o que vem de dentro, qual a sua essência e sua missão.

Antes de querer se posicionar como marca, é necessário refletir sobre quem você é, o que lhe faz feliz, qual o seu propósito.

Quando as marcas conhecem seu propósito, inclusive sua marca pessoal, há nelas uma essência única e que não pode ser copiada. Fator que para a marca é extremamente benéfico, já que será um diferencial que será reconhecido por seu público.

Mesmo que você não divulgue no post do instagram, no seu site ou mesmo em uma campanha de outdoor, as pessoas perceberão que há em tudo que você faz, algo diferente, algo que torna o seu serviço ou produto único.

No livro Foco, Al Ries afirma:

“Se você quer construir uma marca, deve concentrar seus esforços de branding para ter uma palavra na mente do cliente em potencial. Uma palavra que ninguém tenha.”.

Qual a sua palavra?

 

 

About The Author

Relações Públicas & Especialista em Gestão de Marcas & Redatora com Alma da Essence Branding & Conhecedora & Estudiosa da Comunicação Digital

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *