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jun 17

Entenda o que é Branding

Branding é uma palavra comum no universo dos negócios atualmente. Mas você sabe o que significa realmente? Alguns dos nossos clientes quando chegam ao nosso escritório trazem consigo algumas dúvidas. Se você compartilha essa sensação, com esse post você suas dúvidas chegarão ao fim.

Ao procurar por branding no google rapidamente você verá que a palavra significa gestão de marca. Mas o que significa gerir uma marca? Logo, antes de entendermos sobre branding é necessário compreender o que é marca.

Para alguns, marca é entendido apenas como a logomarca. Ou seja, aquele símbolo que representa de qual empresa é cada produto. Porém, marca vai muito além.

O que é marca?

Segundo J B Pinho, autor do livro O poder das Marcas,

“uma marca não é só um produto real, ela incorpora um conjunto de valores e atributos tangíveis e intangíveis que contribuem para diferenciá-la daquelas que lhe são similares.”

Desta forma, a logomarca faz parte do conceito de marca? Sim! Já que o símbolo que representa a marca tem a intenção de diferenciá-lo de outros produtos. Mas, não podemos dizer que a marca se resume a logomarca.

Branding é …

A gestão estratégica destes valores e atributos da marca para que ela se torne mais forte, desenvolva nos seus públicos estratégicos a imagem que deseja imprimir de forma autêntica e tenha uma comunicação com unicidade. 

Agora você deve estar se questionando: o que são os atributos da marca?

Atributos são características intrínsecas ao produto, chamados de atributos tangíveis, e características emocionais que estão totalmente vinculadas a imagem da marca, chamados de atributos intangíveis, já que são abstratos e subjetivos.

Vamos imaginar isso na prática? Vamos pensar em uma loja de roupa feminina. A loja tem uma marca reconhecida, vende roupas de todos os tamanhos, tem uma decoração muito característica e tem cheirinho de lavanda. Estes seriam atributos tangíveis já que se referem a características da loja e dos seus produtos.

Além disso, em mim, ela desperta a sensação de saudosismo. É que minha mãe e suas amigas sempre compravam roupas nesta loja e eu ficava brincando em seus corredores. Já em minha amiga, ela desperta a emoção de renovação, pois a marca comunica que a mulher pode mudar de vida e para cada novo momento existe uma roupa especial. Percebeu que foram emoções diferentes?

Por isso, quando falamos em atributos intangíveis estamos falando de características abstratas e subjetivas.

Mergulhando na Gestão de Marcas

Quando falamos em Gestão de Marcas estamos falando da criação de estratégias para gerenciar todos os atributos, ou seja, todas as características que poderão fortalecer a marca e gerar valor para os públicos.

Por isso, ao realizar um trabalho de branding é necessário entender exatamente a identidade da marca, incluindo os valores que o DNA da marca carrega, e as emoções que deseja despertar em seus públicos, entre outros fatores.

A partir disso, o profissional responsável pelo branding do negócio poderá criar e cuidar das estratégias para que elas atinjam esse objetivo. E isso envolve os pontos de venda, o comportamento da equipe, as campanhas de marketing, a logomarca, a comunicação digital e tudo mais.

E é importante lembrar que estes atributos são responsáveis também pela diferenciação da marca. Em tempos onde o aumento da concorrência é inegável, já que agora grandes negócios concorrem com empresas de diferentes tamanhos e de diferentes localidades, diferenciar a marca, ser autêntico com sua essência e gerar identificação do consumidor com seus valores é fundamental

Branding, bússola para guiar seu negócio.

Sem dúvidas alguma, o branding é de extremo valor para o negócio. Afinal, quem não deseja ter uma marca forte no mercado, conquistar seu cliente e transformá-lo em um fã e defensor, tendo a recomendação dele como o prêmio mais importante, realizar seu propósito ao ser uma marca que deixa marcas?

Diante deste desejo em comum, muitas marcas encontraram no branding o caminho ideal para gerenciar seu valor. Porém, é necessário que a gestão de marcas seja encarada como uma estratégia contínua, uma bússola que guiará as tomadas de decisão, a comunicação e o relacionamento com sua equipe e parceiros.

Logo, ao mergulhar no branding, é necessário lembrar que ele não pode ser visto como um projeto muito legal que fica guardado na gaveta e que usamos para apresentar o nosso negócio em alguns momentos.

Branding é a gestão da sua marca.

  1. Quem é sua marca?
  2. Quais são seus valores?
  3. Como você vai comunicar isso?
  4. Sua marca transmite a essência do seu negócio?
  5. O que move seu negócio a funcionar diariamente?
  6. Seu cliente que conversa com você por email, central de atendimento, redes sociais e pós venda tem a mesma sensação independente do atendente?

Se você não soube responder ou disse não para uma destas perguntas, está na hora de mergulhar no branding.

Curtiu?! Fique conectadx. Logo teremos mais textos para você mergulhar no branding e aprender a como colocá-lo em prática no seu negócio.

About The Author

Relações Públicas & Especialista em Gestão de Marcas & Redatora com Alma da Essence Branding & Conhecedora & Estudiosa da Comunicação Digital

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