fbpx
Blog
fev 04

O que é Branding Pessoal?

Sabemos que você já ouviu falar sobre personal branding ou branding pessoal, mas, afinal, o que é isso? É uma tendência mesmo? Por que você precisa se preocupar com isso? O que é construir sua marca pessoal?

 

Vamos te explicar tudo, mas antes te propomos uma reflexão: se você pudesse ser uma marca qual seria?

 

  1. Branding Pessoal ao pé da letra

Branding é uma palavra inglesa utilizada na comunicação com origem no termo brand que significa marca junto ao sufixo ing que é utilizado na língua para indicar gerúndio, ou seja, a ideia de uma ação contínua. Resumidamente, o branding é a gestão de uma marca agregando valor a ela.

Logo, o Branding Pessoal é a gestão de uma marca pessoal para agregar valor para quem ela representa e para quem se relaciona com ela. Se posicionar enquanto profissional é importante para deixar sua marca nos que estão ao seu redor.

 

  1. Você é uma marca. A sua marca.

Branding pessoal é exatamente entender que você é a sua marca. No ambiente profissional você se posiciona mesmo sem notar. Quando você escolhe algo para vestir, está se posicionando. Quando você fala em uma reunião, está se posicionando (e quando você não fala também). Se você entende por que é necessário que uma empresa mantenha uma postura correta e acolhedora diante dos seus clientes, não vai ser difícil entender que todo profissional deve manter uma postura similar com quem trabalha.

 

  1. Mostrar-se de dentro pra fora

Profissionais que vão além são aqueles que se conectam com o que de fato lhes move. Não se trata de procurar uma carreira, mas de entender o que vem de dentro, qual a sua essência e sua missão. Antes de querer se posicionar como marca, você precisa refletir sobre o que diz essa voz. E se você não consegue ouvi-la, é sinal que você precisa estar mais atento a si e refletir mais sobre suas escolhas – e só depois, começar a se mostrar. Esse é, na verdade, o primeiro passo, afinal é preciso se posicionar de forma genuína, é preciso tocar quem está com você de forma singular, não apenas para deixar impressões, mas para deixar marcas e transformações.

 

  1. Por fim, o que significa se posicionar?

Se posicionar não é dizer o que pensa sem nenhum tipo de cuidado, pelo contrário, é se colocar da melhor maneira para se afirmar ao passo que acolhe o outro dentro do seu trabalho. E também não se trata só do que falar, se trata do que as pessoas vão ver e ouvir, de como elas irão se conectar, do que você vai deixar no conjunto. Se trata de ter coragem, força e segurança para se assumir como marca e dizer a todos: “eu sou e estou aqui por um propósito, venha comigo”. Branding pessoal é gerar valor para si e para os outros em todas as esferas.

 

O Branding Pessoal é construído com um conjunto de fatores, como seu propósito, sua postura, sua imagem e seu posicionamento. Todos eles estão ligados de alguma forma, por isso entendemos que é necessário cuidar de cada aspecto para que o Branding Pessoal seja construído de forma sólida e coerente.

 

Agora voltamos a nossa reflexão inicial, lhe perguntamos qual marca você seria. Se você refletiu sobre isso, está na hora de pensar: o que falta para ser?

 

About The Author

MARIA BRASIL ~ Curiosa, inquieta e apaixonada por construir marcas com alma e essência. Apaixonada por construir marcas com alma, emoção e essência.Especialista em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas pela Universidade Federal da Bahia, com passagem pela Universidad Europea de Madrid, conta ainda com cursos de especialização pelo Instituto Europeu de Design, Miami Ad School, ESPM e New York University.Fundadora da Essence Branding, consultoria de construção de plataformas de marca baseadas na essência e propósito dos negócios, Presidente da Associação de Jovens Empreendedores da Bahia. Autora do livro “O Discurso do Réu”, obra em que trata sobre temas como Propósito, Capitalismo Consciente e os novos modelos de negócios, através de um olhar leve e divertido, conectado à comunicação e ao marketing.TEDx Speaker e palestrante com atuação nacional, ministra aulas em cursos de MBA, além de palestras, cursos e workshops nas áreas de Empreendedorismo Feminino, Branding com Propósito e Personal Branding.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *