Blog
nov 17

E se eu não for uma pessoa criativa?

Quando falamos em criatividade já pensamos em uma explosão de cores, em obras geniais de arte ou até de engenharia. Pensamos em histórias de sucesso, em nomes de peso, em ideias incríveis que transformaram uma sociedade. Essas histórias nos inspiram e nos fazem querer ser mudança também, mas o sonho de empreender ou simplesmente a vontade de deixar uma marca no mundo nos traz várias questões que, a princípio, podem se mostrar impeditivos. E uma problemática muito comum é: e se eu não for uma pessoa criativa?

É sobre essa questão que nos vamos falar hoje!

Não tenho criatividade, como vou empreender?

Antes de pensar nos primeiros passos de empreender se pergunte: tem certeza que você não é criativo/criativa? Uma pessoa criativa é aquela que soluciona problemas. Comece a prestar atenção a sua volta e perceber como você resolve seus problemas e como pode resolver os problemas dos outros. Criatividade não está só ligada a dons artísticos e a grandes invenções da humanidade, ela está ligada também aos pequenos problemas cotidianos e como os resolvemos.

Mas não tem jeito, não nasci com o dom da criatividade!

Sabe aquela história de que o sucesso é 99% transpiração e 1% inspiração? Ela é real e as ideias criativas também são assim! Ninguém nasce inventando o iPhone, a roda ou pintando a Monalisa. É preciso transpirar. Se você acha que não nasceu com o dom da criatividade, vamos te contar um segredo: ninguém nasceu! Isso mesmo, ninguém nasceu com esse dom! Sabe por quê? Porque não criatividade não é um dom, e sim um exercício.

E o que eu faço para ser criativo, então?

Todo mundo se depara cotidianamente com problemas, situações não muito agradáveis, algumas coisas que podem fugir no nosso controle. O que nos difere é como lidamos com isso. Nessas questões do dia a dia, procure soluções eficazes, práticas, simples, mas diferentes do que está acostumado a fazer. Depois que resolver algum problema, reflita: resolvi, mas quais outras maneiras existiam para solucionar essa mesma questão? Busque referências, leia sobre personalidades que você admira, aliás, leia muito e sobre tudo que gostar! Escute mais músicas, comece a prestar atenção nos detalhes do dia a dia, nos problemas que cercam as pessoas a seu redor e principalmente, em suas possíveis soluções.

E para você sempre refletir: histórias de sucesso estão sempre acompanhadas de histórias de muito esforço e dificuldade que quase ninguém conta. Não desanime.

E então, já propôs uma solução diferente para um problema hoje?

About The Author

MARIA BRASIL ~ Curiosa, inquieta e apaixonada por construir marcas com alma e essência. Apaixonada por construir marcas com alma, emoção e essência.Especialista em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas pela Universidade Federal da Bahia, com passagem pela Universidad Europea de Madrid, conta ainda com cursos de especialização pelo Instituto Europeu de Design, Miami Ad School, ESPM e New York University.Fundadora da Essence Branding, consultoria de construção de plataformas de marca baseadas na essência e propósito dos negócios, Presidente da Associação de Jovens Empreendedores da Bahia. Autora do livro “O Discurso do Réu”, obra em que trata sobre temas como Propósito, Capitalismo Consciente e os novos modelos de negócios, através de um olhar leve e divertido, conectado à comunicação e ao marketing.TEDx Speaker e palestrante com atuação nacional, ministra aulas em cursos de MBA, além de palestras, cursos e workshops nas áreas de Empreendedorismo Feminino, Branding com Propósito e Personal Branding.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *