Blog
maio 24

Branding pessoal e essência: você sabe seu propósito?

Propósito e Essência, palavras fundamentais quando se fala em Branding Pessoal. Quer saber como cuidar da sua marca pessoal? O primeiro passo está aqui.

Muito se fala hoje sobre Branding Pessoal. Porém, se pararmos para escutar tudo que é dito, com ouvidos bem abertos, perceberemos que, geralmente, Branding pessoal é resumido ao cuidado com aparência e com a forma que nos posicionamos na rede social.

Como falamos no último post (inserir link texto Dani), o Branding pessoal tem várias camadas e a primeira delas está totalmente relacionada a nossa essência e ao nosso propósito. Estou falando grego para você? Fique tranquilo. Nas próximas linhas, vamos mergulhar neste assunto.

O que é essência?

Essência é o core¹ de quem somos. É o DNA da nossa personalidade. Quando falamos em marcas empresariais, isso fica um pouco mais claro. Quer ver? Se a Coca Cola fosse uma pessoa como ela seria? Não estamos falando de traços físicos. E sim, de como seria sua personalidade. Quando penso em Coca-Cola penso em… Provavelmente, você pensou: felicidade, alegria, refrescante, diversão, amiga…

A essência está intrinsecamente ligada ao nosso propósito. Com certeza você já ouviu essa palavra, mas vamos relembrar.

O que é propósito?

Propósito é a intenção genuína de fazer algo. Segundo Mario Sergio Cortela,

“A palavra propósito, em latim, carrega o significado de ‘aquilo que eu coloco adiante’. O que eu estou buscando. Uma vida com propósito é aquela que eu entenda as razões pelas quais faço o que faço e pelas quais claramente deixo de fazer o que não faço.”.

Cada pessoa e cada marca tem um propósito, tem o porquê existe. E este porquê é o que move com paixão tudo que se faz. Mas nem todas as pessoas e marcas têm o propósito consciente, ou seja, de forma clarificada. Você, como marca profissional, também tem algo genuíno que te impulsiona a fazer as coisas de um jeito singular. Porém, pode estar adormecido no meio de tantas tarefas diárias e você nem se dê conta do que te move.

Quando as marcas conhecem seu propósito, inclusive sua marca pessoal, há nelas uma essência única e que não pode ser copiada. Fator que para a marca é extremamente benéfico, já que será um diferencial reconhecido por seu público. Mesmo que você não divulgue no post do instagram, no seu site ou mesmo em uma campanha de outdoor, as pessoas perceberão que há em tudo que você faz, algo diferente, algo que torna o seu serviço ou produto único.

No livro Foco, Al Ries afirma:

“Se você quer construir uma marca, deve concentrar seus esforços de Branding para ter uma palavra na mente do cliente em potencial. Uma palavra que ninguém tenha.”.

Então pare agora e pense: Qual a palavra que sua marca tem deixado na mente das pessoas?

Como saber qual o propósito da minha marca pessoal?

Como você deve ter observado, o propósito não é uma missão ou mesmo um sonho que você deseja realizar. Ele é algo mais profundo, e neste processo de autodescoberta, contar com a colaboração de um coach é essencial. Através de metodologias específicas, ele poderá te ajudar na clarificação do seu propósito, reconectando você com a sua essência.

Mas se você quer começar a dar os primeiros passos antes de mergulhar de cabeça, nós temos uma dica: o Golden Circle. Você conhece?

O Golden Circle (ou, em português, Círculo Dourado) é uma metodologia, criada pelo especialista em liderança Simon Sinek, que mostra porque algumas organizações e líderes são capazes de nos inspirar. Nós a utilizamos aqui na Essence Branding, em conjunto com outras metodologias, e ela nos ajuda, como brincamos com nossos clientes, a farejar o propósito das marcas. Neste vídeo, você pode entender um pouco mais sobre isso:

Meu propósito de vida é o mesmo da minha marca profissional? Não necessariamente. Provavelmente, eles estão bem atrelados. Afinal, seu propósito de vida vai permear a forma como você se relaciona, como se comporta e as escolhas que você faz na busca de concretizar o que te motiva a levantar todos os dias da cama. Mas o propósito da sua marca pessoal vai além do seu trabalho, das suas habilidades e dos seus talentos.

Essência. Propósito. Paixão. Singularidade pra sua marca.

Quando construímos nossa marca pessoal baseada em nossa essência e em nosso propósito, que está latente em tudo que fazemos, temos consistência e verdade.

Quando encontramos o propósito do que fazemos, um outro P se evidencia. O P de Paixão. Quem conhece o porquê faz o que faz, tem brilho no olho, tem paixão para se dedicar e colocar um toque especial em tudo que realiza, tem um porquê levantar da cama com todo ânimo, até mesmo depois de um dia cansativo.

É como se o propósito nos enchesse de um gás extra para fazermos tudo. E isso se reflete no seu Branding pessoal. Quando temos propósito, temos paixão e, logo, temos algo singular. Algo que é só nosso e que é visto, mesmo que de longe, por qualquer pessoa que nos veja, pois, quando bem cuidado, estará em sintonia com a imagem pessoal, a postura e nossa comunicação. Assuntos para os nossos próximos papos!

Está começando a investir no seu Branding pessoal, acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todos os nossos conteúdos da nossa série sobre Branding Pessoal.

 

Glossário

¹ Core é uma palavra que vem do inglês que significa centro, núcleo. Ou seja, a parte principal.

About The Author

Relações Públicas & Especialista em Gestão de Marcas & Redatora com Alma da Essence Branding & Conhecedora & Estudiosa da Comunicação Digital

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *